Gírias Mais Recentes

Pra cima de mim

Diz o indivíduo querendo esclarecer que não é bobo. Exemplos O cara queria me cobrar o dobro do preço, pensa que eu sou bobo. Pra cima de mim?? De jeito nenhum.

Português

Diz-se do indivíduo burro, impecil, estúpido. Exemplos Ele é muito português, né? Sempre enganam ele.

Porre

Bebedeira, tomar um porre é o mesmo que beber demais, ficar bebado. Exemplos Tomei um porre que não consegui levantar no dia seguinte.

Por na linha

Educar, fazer com que alguém proceda com determinados modos. Exemplos Se você não puser ele na linha, ela vai ser mandado embora.

Por chifre

Cornear. Ter relações sexuais sendo comprometido ou com alguém comprometido. Exemplos Não vou mais por chifre em você, eu prometo.

Por baixo dos panos

Clandestinamente. Fazer algo sem que ninguém veja. Exemplos Casal que adota criança por baixo dos panos é surpreendido por mãe biológica que se arrependeu.

Pôr as cartas na mesa

Esclarecer alguma coisa. Falar claramente. Dizer a verdade. Exemplos Porque você não põe as cartas na mesa? Você vai ter que fazer isso mais cedo ou mais tarde.

Pôr a cabeça entre as pernas

Acovardar-se, deixar um ambiente com medo de alguém. Exemplos Pôs a cabeça entre as pernas e saiu choramingando.

Pôr a boca no mundo

Contar alguma coisa que não era pra ser contada; gritar. Exemplos Realmente foi precipitação e exagero. Fica o alerta para o restante: antes de por a boca no mundo, tente uma negociação...

Plantar bananeira

Pôr-se de cabeça para baixo apoiado nas mãos, equilibrando-se por certo período. Exemplos Plantei bananeira pr 30 minutos. Já não aguentava mais.

Pirralho

Pessoa nova Exemplos Você é muito pirralho ainda, a entrada é só para maiores de 15 anos.

Piri-pac

Histerismo; Ataque; Exemplos O cara teve um piri-pac e começou a gritar sem parar.

Pintoso

elegante, bem apessoado. Muito utilizado por homens que não querem dizer que outros homens são bonitos, utilizam a palavra pintoso. Exemplos Até que o cara era pintoso mesmo, mas era meio...

Pintar o sete

Fazer bagubça Exemplos As crianças aproveitaram que os pais não estavam em casa e pintaram o sete, quebraram até a televisão.

Pintar e bordar

Fazer bagunça. Exemplos Os dois pintaram e bordaram com o governo, usando como escudo o bloco dos dissidentes. Gírias Semelhantes pintar o sete

Pentear macacos

Procurar ocupação, fazer algo de bom proveito. Exemplos Que os presunçosos vão todos pentear macacos.

Penetra

Indivíduo que comparece a festas ou reuniões sem ser chamado. Exemplos Mas como sou um rapaz que não gosta de ficar de fora de nada, eu mesmo me vesti e entrei de penetra nessa festa.

Pé frio

Indivíduo azarado, que traz mau agouro. Pessoa que atrai o azar. Exemplos Toda vez que o Reinaldo assistia ao jogo com a turma, o time acabava perdendo o jogo. O cara é o maior pé frio.

Pé de meia

Expressão utilizada para definir uma reserva financeira que um indivíduo acumulou num determinado período. Exemplos Está cada vez mais difícil fazer um pé-de-meia.

Pé de galinha

Ruga no canto dos olhos. Exemplos Era fato que estava envelhecendo. Já podia se observar um pé de galinha surgindo...